Q&B - marketing estratégico para sua empresa
15 de outubro de 2019
A importância de se desconectar para aumentar sua produtividade

Acordar olhando o despertador do celular, verificar as notificações, tomar café vendo o feed de notícias… se você reparar, com certeza vai achar a presença da tecnologia no seu dia a dia de forma muito frequente. Nós estamos sempre muito conectados, mas você já parou para pensar que isso pode ser a causa de você não conseguir aumentar sua produtividade?

Esse estado mental de constante alerta que a tecnologia nos coloca, faz com que nosso cérebro não descanse. São muitas informações chegando a todo minuto, gerando uma sensação crescente de ansiedade. Se você pensar bem esse é um ciclo que se auto alimenta, pois a ansiedade acaba levando a um uso maior da tecnologia, sobretudo para matar o tempo livre que cada vez mais se torna difícil de ser vivido de forma desconectada.

Segundo uma pesquisa publicada na revista Época negócios, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking de países que mais utiliza mídias sociais, totalizando uma média de 225 minutos por dia. Isso é cerca de quase 4 horas, o que no fim do ano, totalizaria cerca de 57 dias conectados apenas nas mídias sociais. Se somar isso aos outros usos da tecnologia como citado no início desse post, temos um cenário assustador pela nossa frente.

Certo, e quais os benefícios de ficar desconectado?

  1. aumentar sua produtividade: Pois ao se desconectar você possibilita a sua mente um descanso da quantidade de informações que chegam até ela pelas mídias digitais.
  2. melhorar seu foco: Pois com a mente mais descansada sua capacidade de concentração e foco estarão muito maiores, fazendo com que a qualidade do seu trabalho se eleve.
  3. Trazer paz mental: Pode parecer algo banal, mas descansar a mente pode trazer níveis mais elevados de bem estar na sua rotina em geral.
  4. Causar inspiração: a desconexão pode te trazer tempo livre para dedicar a outras atividades. Isso pode ser muito inspirador e trazer ideias que você não encontraria no meio digital.

 

E como saber se está na hora de se desconectar?

Do ponto de vista da nossa saúde, os sintomas característicos de uma necessidade urgente de se desconectar incluem fadiga crônica, falta de energia e exaustão. Com seus hábitos de sono, sentir cansaço e ficar imperativo são sintomas que você já deveria ficar atento sobre isto. É fundamental termos o equilíbrio de saúde e trabalho nas nossas vidas e dispor de tempo livre para dedicarmos ao descanso, à diversão e a realizar atividades que nos agradem. Por isso se você perceber algum desses sintomas, já sabe que está na hora de dar aquela pausa, certo?

Nos acreditamos que a produtividade está totalmente relacionada com equilíbrio da nossa saúde. Por isso encarar essa realidade de abuso no uso da tecnologia se torna fundamental para repensarmos hábitos que podem estar atrapalhando o nosso crescimento e sucesso. Então esperamos que esse artigo tenha feito você refletir!

Ah, e não deixe de compartilhar conosco o que você gosta de fazer para ficar desconectado, certo? Será um prazer compartilhar essas ideias contigo!

0 0 vote
Article Rating
ENVIE POR WHATS APP TWEET ESSE POST SALVE NO PINTEREST POSTE NO FACEBOOK

Leia esses também

esse post trata de:

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
RITA
RITA
11 meses atrás

vERDADE, EU TRABALHO CONECTADA O TEMPO INTEIRO E PRECISAMOS NOS DESCONECTAR ÁS VEZES. aDOREI O POST !

RAHQUEL
11 meses atrás

eU SINTO QUE A TECNOLOGIA ME DEIXA ANSIOSA, TENHO HABITO DE DESLIGAR O CELULAR UMA HORA ANTES DE DORMIR, ISSO ME AJUDOU BASTANTE. BEIJOS

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x